A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

A Revista Navigator aceita trabalhos inéditos relacionados à História Marítima e áreas afins, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas. A publicação dos trabalhos é decidida segundo pareceres dos membros do Conselho Editorial, Conselho Consultivo e de dois pareceristas ad hoc, que avaliam a qualidade do trabalho e sua adequação às finalidades editoriais da revista.
As colaborações para a Revista Navigator devem seguir as seguintes especificações:

1. Os artigos devem ser enviados ao endereço eletrônico navigator@dphdm.mar.mil.br no formato Word for Windows. Terão a extensão de 20 páginas no máximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaçamento de 1,5cm e margens de 2,5cm. As notas devem ser de rodapé.

2. Se houver imagens, estas não deverão estar inseridas no texto em word, mas em outro arquivo anexo, digitalizadas em 300 DPI no formato TIFF ou JPEG. No caso de imagens provenientes de câmera digital, deverão estar na mais alta resolução do equipamento.

3. Os artigos deverão estar acompanhados de resumo (português e inglês) de no máximo dez linhas e três palavras-chave.

4. Os ensaios seguirão as mesmas normas especificadas para os artigos.

5. As resenhas poderão ter até sete páginas.

6. As notas deverão obedecer à NBR 6023:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p.

7. Os trabalhos devem ser remetidos com uma folha à parte com nome completo do autor, seguido das referências com as quais deseja ser apresentado (máximo de três linhas), endereço completo, e-mail e telefone para contato.

8. Uma vez publicados os trabalhos, à Navigator se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte.

9. Toda correspondência endereçada à Navigator deve ser encaminhada para o e-mail ou à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – Departamento de Publicações e Divulgação, Praça Barão de Ladário s/no, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20091-000, aos cuidados do Editor da Revista Navigator.