A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





O diário de Visconde de Inhaúma
Aspectos Militares

Guilherme de Andrea Frota
Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica, diplomado pela Escola Superior de Guerra, foi Professor efetivo do Quadro Permanente do Magistério do Comando da Marinha. Autor de diversos trabalhos, sendo de sua autoria o livro Quinhentos Anos de História do Brasil (BIBLIEX, 2000). Membro de várias instituições, dentre elas o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Atualmente, pertence ao Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em História Militar Brasileira, realizado em parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com o Comando do Exército.


RESUMO
Esta comunicação tem por propósito primordial apresentar o diário do Visconde de Inhaúma, fonte primária de notável importância, não só porque foi escrita pelo próprio Comandante-em-Chefe da Esquadra, como porque existem poucas fontes sobre a atuação da Marinha e de seus chefes na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

PALAVRAS-CHAVE: Visconde de Inhaúma, Diário do Visconde de Inhaúma, Campanha Naval da Guerra da Tríplice Aliança

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
This paper is the primary purpose of the present day Viscount of Inhaúma, the primary source of considerable importance, not only because it was written by the Fleet Commander, but also because there are few sources on the performance of the Navy and its leaders in Triple Alliance War against Paraguay.

KEYWORDS:
Viscount of Inhaúma, Diary of Viscount of Inhaúma, Naval Campaign of the Triple Alliance War