A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





A campanha naval na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai

Armando Amorim Ferreira Vidigal
Vice-Almirante, graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, é membro do Instituto de Geografia e História Militar doBrasil, do Núcleo de Estudos Estratégicos da UNICAMP e do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos. Autor de diversas obras, foi conferencista em muitos países, como Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Suécia.


RESUMO
Esta comunicação pretende não apenas narrar a sequência dos fatos que constituíram a Campanha Naval da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, mas também apresentar o esforço para a reformulação das forças navais brasileiras a partir das profundas transformações tecnológicas oriundas da Revolução Industrial.

PALAVRAS-CHAVE: Revolução Industrial, Guerra da Tríplice Aliança, Batalha Naval do Riachuelo

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
This paper presents the sequence of facts in the Naval Campaign of the Triple Alliance War against Paraguay. It also shows the effects made to renew the Brazilian fleet after the technological transformations achieved through the Industrial Revolution.

KEYWORDS:
Industrial Revolution, Triple Alliance War, Naval Battle of Riachuelo