A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Catálogo do Arquivo do Almirante Tamandaré

Carlos André Lopes da Silva
Capitão-Tenente do Quadro Técnico, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui o curso de pós-graduação em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente exerce a função de pesquisador no Departamento de História Marítima e Naval do Serviço de Documentação da Marinha.

Serviço de Documentação da Marinha. Catálogo do Arquivo do Almirante Tamandaré. Rio de Janeiro: 2007, 681 páginas, ilustrado.

Dentre todas as ações empreendidas pela Marinha do Brasil para comemorar o bicentenário de nascimento de seu Patrono, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, talvez a que mais importe aos historiadores e pesquisadores em geral seja a que parece menos atrativa aos olhos dos não iniciados na práxis historiográfica. Afinal, para o leitor ocasional de História, um tomo de grossa espessura que não guarda nenhuma construção bem engendrada e articulada do passado, mas limita-se a sucintas descrições de uma interminável série de documentos (quase 1.500 resumos em mais de 600 páginas), não seria um bom companheiro para tardes chuvosas de domingo, nem forneceria arcabouço intelectual para animados papos à mesa de um bar.

A contribuição que o Catálogo do Arquivo do Almirante Tamandaré traz é tornar acessível um fundo documental que abarca, como a própria vida de Tamandaré, grande parte do século XIX, porém, apesar de aberto à pesquisa desde sua aquisição pela Marinha do Brasil, no final dos anos de 1940, foi muito pouco consultado pelos historiadores.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)