A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Fatos da História Naval


Alexandre Soviero
Oficial de Marinha, graduado pela Escola Naval, Mestre em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo, e graduando em História pela Universidade Católica de Petrópolis. É o atual Vice-Diretor do Serviço de Documentação da Marinha.

Decorridos trinta e cinco anos da primeira edição, finalmente é lançada uma edição revisada de Fatos da História Naval, no escopo das atividades do Serviço de Documentação da Marinha, de resgate da memória e divulgação da História Naval, tanto para oficiais de Marinha como para historiadores navais, e interessados em geral.

Como o próprio título indica, a abordagem da obra é muito próxima da história narrativa factual, não apresentando reflexões problematizadas sobre os processos históricos envolvidos, tendo como foco principal a importância do mar e do Poder Naval para a História. Apresentando, em seqüência cronológica, fatos relevantes da História Naval que, segundo o Prof. John Hattendorf, titular de História Marítima no Naval War College, envolve o estudo e a análise de como os governos organizaram e empregaram a força no mar para alcançar seus objetivos nacionais. Nos eventos abordados, os Estados que eram mais fortes no mar foram favorecidos estrategicamente e que isto não se deu pelo acaso, foi sim fruto de uma política de governo. Os fatos da História Naval brasileira são apresentados dentro do contexto histórico mundial, abordando os processos de transformação tecnológica dos meios navais.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)