A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito
promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

 




        

Theatrum Orbis Terrarum (1570)

1ª edição do Theatrum Orbis Terrarum (primeiro atlas moderno)

Felipe Sabino Crispim Maia
Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estagiário do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O Renascimento foi um movimento científico, cultural e artístico, ocorrido entre os séculos XIV e XVI, que se espalhou pela Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, quando ideias e técnicas da antiguidade greco-romana foram retomadas. As transformações ocorridas nesse período foram de encontro aos pensamentos e costumes medievais, com destaque para os avanços científicos, que ganharam força durante essa época.

Neste contexto, em que a ciência do mundo se renovava, a geografia mundial também sofreu alterações “com os novos descobrimentos de terras devido às expansões ultramarinas” (FARIA, 2016, p.79). E com a retomada dos estudos de pensadores clássicos greco-romanos, principalmente das contribuições de Ptolomeu no campo da geografia e astronomia, como as instruções para a elaboração de mapas com coordenadas geográficas e a teoria da projeção, capaz de representar superfícies curvas em um mapa plano.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)