A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito
promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

 





Abrindo o seu 15º Volume, a revista Navigator traz aos seus leitores o Dossiê Temático intitulado “Interfaces da arte no universo da história marítima e militar: estética, linguagens e representações”, organizado pela Profa Dra. Maraliz de Castro Vieira Christo (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF). Presença constante no cotidiano do ser humano, a arte e suas manifestações também relacionaram-se intrinsecamente com o universo marítimo e militar no decorrer da história.

Nesse sentido, o presente dossiê presenteia o público leitor com dez artigos escritos por pesquisadores de várias instituições brasileiras, trazendo múltiplas abordagens sobre artes plásticas, desenho, arquitetura, fotografia, literatura e música.

Na sequência ao “Dossiê”, a seção “Artigos” vem o texto “Projetando a Nação: a ótica nacionalista de Bernardino Bormann e a escrita militar da Guerra do Paraguai”, o Prof. Dr. André Fertig (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM) e o Mestrando Ismael Vincensi (Universidade Estadual de Londrina – U-EL) analisam a obra História da Guerra do Paraguay, escrita pelo veterano do conflito José Bernardino Bormann e publicada no final do século XIX. Fertig e Vincensi discutem as características da escrita da his-tória produzida por Bormann, abordando o caráter nacionalista de sua historiografia e as intencionalidades de tal tipo de escrita.

Desejamos a todos uma boa leitura!

O EDITOR