A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito
promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

 




        

Primeiro Volume dos Subsídios para a História Marítima do Brasil

Data: 1938
Localização: Biblioteca da Marinha.

Laura Costa Nogueira da Gama Lemos dos Santos
Graduanda em História pela Universidade Federal Fluminense e estagiária do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Há 80 anos foi lançado o primeiro volume da publicação intitulada Subsídios para a História Marítima do Brasil. A obra veio a público no ano seguinte à criação da Divisão de História Marítima do Brasil pelo Decreto-Lei no101, de 23 de dezembro de 1937, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. Dias depois, o Ministro da Marinha, Vice-Almirante Henrique Aristides Guilhem, por meio do Aviso no 1970, de 29 de dezembro, baixou as instruções para a formação da Divisão de História Marítima do Brasil.


Os escritos relacionados à história marítima do Brasil compreenderiam a Marinha de Guerra e todas as atividades marítimas do Brasil, desde os tempos do seu Descobrimento. Segundo as instruções, caberia à Divisão de História Marítima do Brasil o registro bibliográfico de todos os trabalhos, impressos ou manuscritos, que poderiam interessar ao objeto da história marítima, como: explorações, navegações, hidrografia, comércio e indústrias marítimas, legislação, populações litorâneas, Marinha de Guerra, Marinha Mercante, rios, viagens notáveis, figuras históricas e aspectos científicos. Em outras palavras, a divisão era responsável
pelo registro sistemático dos acontecimentos e de outros dados, sendo necessário, o gerenciamento da documentação.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)