A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito
promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

 




        

As transformações no sistema de ensino do Exército Brasileiro
The transformations in the teaching system of the Brazilian Army


Fabio da Silva Pereira
Doutorando em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Mestre em Educação Militar pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC - Exército Brasileiro) e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV); Tutor presencial de História do Brasil Colônia e de História do Brasil Império da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).


RESUMO
Este estudo tem como objeto de pesquisa o período que compreendeu a reforma educacional militar na perspectiva inicial do projeto de Modernização do Ensino, ocorrido na segunda metade dos anos 1990 e a mudança para o modelo de Ensino por Competências, iniciado em 2012. O referencial bibliográfico e a pesquisa documental em que se apoiou centrou-se em documentos educacionais gerados no Sistema de Ensino Militar do Exército e em bibliografia especializada de autores militares e civis. O artigo pretende, a partir da revisão histórica, analisar as ações ocorridas no processo de modernização do ensino, estabelecendo elementos
essenciais para a compreensão da transformação recente na educação militar terrestre.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Militar Terrestre; Modernização do Ensino (anos 1990); Ensino por Competências

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
This study, whose research object the period comprising military educational reform in the initial perspective of the Education Modernization Project, in the second half of the 1990s and the change to the competences education model, started in 2012. The literature and documentary research framework focuses on educational documents generated in the Army military education system and specialized bibliography of military and civilian authors. The article aim from historical review, analyze the actions that have taken place in the education modernization process, establishing essential elements for understanding the transformation of Army military education.

KEYWORDS: Army Military Education; Education reform 1990’s; Teaching competency