A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Aspectos do desenvolvimento dos monitores na Guerra da Tríplice Aliança: um diálogo entre a História Naval e a História da Tecnologia
Aspects of the development of monitors in the War of the Triple Alliance: a dialogue between Naval History and the History of Technology

Carlos André Lopes da Silva
Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Sócio Emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e membro do Laboratório de Estudos de Militares na Política (LEMP-UFRJ).


RESUMO
A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) ainda carece de uma produção historiográfica diversificada, que vá além de uma história das operações militares e, mais recentemente, de uma história social do conflito. Este artigo analisa o desenvolvimento autóctone de um novo projeto de navio de guerra a partir do processo de recolhimento metódico das experiências de militares da Marinha Imperial brasileira nas primeiras operações de combate de navios couraçados no Rio Paraguai.

PALAVRAS-CHAVE: navios couraçados; Marinha Imperial brasileira; Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
The War of the Triple Alliance against Paraguay (1864-1870) still lacks a diversified historiographical production that goes beyond a history of military operations and a social history of war. This paper intends to talk about the national development of new warships through the requirements achieved by the methodical record of the first combat operations of the brazilian ironclads in Paraguay River.

KEYWORDS:Ironclads; Imperial Brazilian Navy; War of the Triple Alliance against Paraguay