A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.







Histórias do Atlântico português


Hugo André Flores Fernandes Araújo

Graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Bolsista CAPES (Proex). Faz parte dos grupos de pesquisas “Antigo Regime nos Trópicos” e “Impérios Ibéricos no Antigo Regime”.


Resenha de: RUSSELL-WOOD, Anthony John R. Histórias do Atlântico português. Ângela Domingues, Denise A. Soares de Moura. (Orgs.) 1 a ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014. 404 páginas.

Esta coletânea de artigos reúne textos escritos e escolhidos por Anthony John R. Russell-Wood (1940-2010). O conjunto de artigos começou a ser concebido para edição brasileira pelo próprio autor antes de seu falecimento. Nesta edição encontramos artigos e ensaios que em sua maioria são inéditos em português. A seleção de textos preza pelo enfoque atlântico na análise das relações desenvolvidas pelos portugueses na África e na América, temas que o historiador galês pesquisou por mais de três décadas.

O primeiro capítulo, intitulado “Antes de Colombo: o prelúdio africano de Portugal à passagem Atlântica e sua contribuição à discussão sobre raça e escravidão” 1, apresenta um ensaio analítico sobre as primeiras relações dos portugueses ao longo da sua fase inicial de expansão marítima pela costa ocidental do continente africano. Cercando-se de uma larga bibliografia de referência sobre os primeiros contatos dos portugueses com os povos do continente africano, o autor constrói uma análise sobre os resultados das interações com essas culturas e os reflexos dessas interações para o desenvolvimento econômico de Portugal.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF))