A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.







Apresentação do Dossiê

Fernando da Silva Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.
Wagner Luiz Bueno dos Santos
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador no Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – DPHDM.


Percebe-se um crescente interesse historiográfico, antes dedicado somente às Instituições Militares, em relação ao homem de farda. Pesquisas atuais têm se ocupado com a trajetória desses sujeitos históricos se debruçando sobre suas origens, formação e carreira. Nota-se que quando os trabalhos se debruçam sobre as Instituições Militares, em alguma medida, dedicam atenção aos militares. Ao longo da história brasileira, as Forças Militares foram submetidas a transformações que recaíram significativamente sobre a tropa. Mormente, nessa trajetória, se inserem as Instituições Militares de formação e ensino, recentemente muito reivindicadas como objeto de pesquisa. Com a perspectiva de analisar suas transformações no tempo e espaço, os trabalhos têm buscado verificar em que medida tais transformações afetaram a vida do militar, seu ambiente de trabalho e a sociedade onde estão inseridos.

Por outro lado, esse movimento passa a ser fundamental na medida em que se percebeu que o estudo sobre a trajetória do militar poderia contribuir para o entendimento e compreensão da formação e constituição das próprias Instituições Militares, além de revigorar a relação muito reverenciada pelo movimento da chamada Nouvelle histoire. Ao reorientar seus estudos na direção de temas mais pueris do processo histórico das Instituições Militares, antes pautados em narrativas globais, passaram a se ocupar com a composição e formação das tropas. Em tais ocupações destacam-se as abordagens na perspectiva da antropologia e da sociologia, com incursões nos campos da história social e da história cultural, entretanto, sem desvincular a compreensão política do processo...

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)