A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





História do ensino militar: entre a teoria e a prática profissional no Exército Brasileiro (1889-1944)
History of military education: between theory and professional practice in the Brazilian Army (1889-1944)

Fernando da Silva Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.


RÉSUMO
Esta pesquisa sobre política e cultura no universo militar procurou investigar como, na História das
Instituições de Ensino Superior Militar, a reforma de seus regulamentos e normas internas visou a construção de um projeto de modernização profissional do Exército Brasileiro, moldando atores políticos a fim de consolidar a Instituição e o regime republicano através da reorganização constante
do modelo de ensino empregado nas suas Escolas de Formação de Oficiais. As constantes mudanças
no sistema de educação estavam contextualizadas pelos momentos históricos e políticos que o Estado brasileiro atravessava durante o final do século XIX e a primeira metade do século XX.

PALAVRAS-CHAVE:Ensino; Militares; Exército

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTACT
This research on politics and culture in the military universe sought to investigate how, in the history of higher education institutions Military reform of its regulations and internal rules aimed at building a professional modernization project of the Brazilian Army, shaping political actors in order to consolidate the institution and the republican regime through constant reorganization of the education model used in its Official Training Schools. The constant changes in the education system were contextualized by historical and political moments that the Brazilian State was going through during the nineteenth century and the first half of the twentieth century.

KEYWORDS: Brazilian Army; Teaching; Military; Army