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O nobre perde seu posto: o exemplo de José Pires de Carvalho e Albuquerque após a reforma naval do Marquês de Pombal
The noble loses his post: the example of José Pires de Carvalho e Albuquerque after the naval reform of the Marquis of Pombal


Ney Paes Loureiro Malvasio
Oficial reformado do Exército Brasileiro, Mestre em História pela UFRJ. Foi professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS). Autor de Distantes Estaleiros: arsenais de Marinha e a reforma naval pombalina (Paco Editorial, 2012), além de artigos publicados na Revista Navigator.


RESUMO
A Marinha Real portuguesa nasceu após o grande terremoto de Lisboa em 1755. Entretanto, é bom
saber que a reforma naval-militar foi tentada no século XVII, no reinado de D. João IV, mas não se formou; somente o século XVIII traria a situação ideal para essa transformação. Contudo, aconteceram situações estranhas ao longo do Império Ultramarino, como demonstramos neste artigo com José Pires de Carvalho e Albuquerque e sua tentativa de ser Intendente de Marinha, mesmo sem condições para isso, após a revolução naval pombalina.

PALAVRAS-CHAVE: Marquês de Pombal; Reforma Naval; Arsenal de Marinha de Salvador; Intendente de Marinha; José Pires de Carvalho e Albuquerque

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)
ABSTRACT
The new Royal Portuguese Navy was born after the Lisbon earthquake, 1755. The Naval reform was intended in the XVII century, during the D. João IV reign. But, this reform didin`t broke out. Only the XVIII century could bring the Naval reform. In another places of the Portuguese Empire another situations broke up, as we bring in this article with the José Pires de Carvalho e Albuquerque attempt of became the Salvador Navy Yard commandant; even without conditions for this charge after the Marquês de Pombal Navy revolution.

KEYWORDS: Marquês de Pombal; Naval reform; Salvador Navy Yard; Navy Yard commandant; José Pires de Carvalho e Albuquerque