A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.







O esporte e as Forças Armadas na Primeira República: das atividades gymnasticas às participações em eventos esportivos internacionais


Silvestre Cirilo dos Santos Neto

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício (PPCEE) – UERJ. Centro de Estudos Olímpicos – UERJ. Grupo de Estudo em Eventos e Megaeventos EEFD – UFRJ.


Resenha de CANCELLA, Karina. O esporte e as Forças Armadas na Primeira República: das atividades gymnasticas às participações em eventos esportivos internacionais. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2014. ISBN: 978-85-7011-540-9, 270 p

O livro retrata como as instituições militares contribuíram para a formação da identidade brasileira, especificamente através do esporte e abrangendo o período da Primeira República focando em dois grandes eixos: o civismo e a competição e, a ginástica e o esporte. A autora iniciou sua pesquisa em 2012, tendo ganhado um prêmio como o melhor trabalho apresentado no XII Congresso Internacional da International Society for the History of Physical Education and Sport – ISHPES. O livro é uma versão da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ, sendo a primeira obra no País neste formato a respeito da história do esporte militar, ampliando este novo campo de pesquisa.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF))