A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





O surgimento da educação física no meio militar: Um estudo comparativo entre a Marinha e o Exército Brasileiro
The emergence of physical education in military media: A comparative study between the Navy and the Brazilian Army

Erik Bueno de Ávila
Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Curso Avançado de Gestão Esportiva e Atividades Motoras Adaptadas.
Raphael de Mattos Soares
Graduado em Educação Física pelas Faculdades Integradas Maria Thereza. Especializado em Atividade Física Adaptada e Saúde (UGF) e MBA em Gestão de Academia (FACINTER).
Bruna Medeiros Neves
Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Pós-graduada em Gestão e Marketing Esportivo (Ibmec), Graduada em Educação Física (UNIVERSO)

Professores do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) – Marinha do Brasil.


RESUMO
A Educação Física (EF) no Brasil surgiu por influência militar visando à difusão de sua prática por toda a extensão do território com o principal objetivo de criar uma cultura de “corpo são” no povo brasileiro. Marinha (MB) e Exército (EB) foram as instituições pioneiras no desenvolvimento das Escolas de Formação Militar em EF, entretanto, adotaram ações distintas quanto ao seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi comparar as vertentes e os rumos tomados por estas duas Instituições quanto a atuação das mesmas, frente EF no Brasil. Foi observado que o EB sofreu influência das Missões Alemã e Francesa e seguiu um rumo mais acadêmico da EF, enquanto que a MB com forte influência da Missão Sueca e Norte-Americana, direcionou suas ações para a normatização e organização do esporte, principalmente os náuticos. Atualmente, ambas contribuem com o fomento da EF em todo o País.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Educação Física Militar, Educação Física no Brasil

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
Physical Education in Brazil emerged from military influence aiming to disseminate its practice throughout the extent of the territory with the main objective of creating a culture of “body” the Brazilian people. Navy and Army were the first institutions in the development of Military Training Schools in physical education, however, adopted different actions for their development. The aim of this study was to compare the strands and the direction taken by these two institutions acting as the same front PE in Brazil. It was observed that the Army was influenced by German and French missions and followed a more academic direction of physical education, while the Navy with strong influence of the Swedish and North American mission, directed their actions to the regulation and organization of the sport, especially water. Currently, both contribute to the development of Physical Education across the country.
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KEYWORDS: Navy; Capoeira; History