A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.







A Logística Naval na Marinha Imperial Durante a Guerra da Tríplice Aliança Contra o Governo do Paraguai


Wagner Alcides de Souza

Especialista em História Militar pela Unirio. Major do Quadro Complementar de Oficiais.


Resenha de MOITREL, Mônica Hartz Oliveira. A Logística Naval na Marinha Imperial Durante a Guerra da Tríplice Aliança Contra o Governo do Paraguai. Rio de Janeiro: Editora Biblioteca do Exército, 2015. 336p.

Inicialmente agradeço o convite para elaborar a resenha do livro A Logística Naval na Marinha Imperial Durante a Guerra da Tríplice Aliança Contra o Governo do Paraguai, de autoria da Capitão de Mar e Guerra Mônica Hartz Oliveira Moitrel, para a revista Navigator. Conheci a Comandante Mônica quando juntos cursamos a primeira turma de especialização em História Militar, organizada pela Unirio em parceria com o então Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército (DEP), atual Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), no período de 2000 a 2002. Logo me impressionaram – quando então Tenente Wagner – sua enorme simpatia, capacidade profissional e conhecimento de História Militar e, em particular da História Naval Brasileira, o que acabou por criar entre nós um vínculo de amizade que durou até seu prematuro falecimento.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)