A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Uma análise de História Militar Comparada entre a Batalha de Memphis e Batalha de Riachuelo
An analysis of Military History Compared between the Battle of Memphis and Battle of Riachuelo

Ricardo Pereira Cabral
Doutor em História Comparada pela UFRJ. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos na Escola de Guerra Naval e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense.


RESUMO
Este artigo pretende fazer uma análise comparada entre duas batalhas fluviais ocorridas na Guerra Civil Americana e na Guerra da Tríplice Aliança. A saber, a Batalha de Memphis e a Batalha de Riachuelo, ressaltando as convergências de estratégias, táticas e dos meios navais utilizados.

PALAVRAS-CHAVE: Marinha dos Estados Unidos, Guerra Civil Americana, Marinha Imperial, Guerra da Tríplice Aliança

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
This article intends to make a comparative analysis between two river battles that took place in the American Civil War and in the War of the Triple Alliance, namely the Battle of Memphis and the Battle of Riachuelo, highlighting the convergence of strategies, tactics and naval use.

KEYWORDS:US Navy, American Civil War, Imperial Navy, the Triple Alliance War