A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Invasão paraguaia no Rio Grande do Sul: aspectos navais
Paraguayan invasion in the Rio Grande do Sul: navy aspects

Luiz Augusto Rocha do Nascimento
Professor de História do Colégio Militar de Brasília. Pesquisador Associado do Centro de Estudos e Pesquisas em História Militar do Exército (CEPHiMEx). Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Associado da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (SR-DF).


RESUMO
A invasão paraguaia na província brasileira do Rio Grande do Sul foi detalhadamente planejada. O presidente paraguaio, Francisco Solano Lopez, pessoalmente, coordenava as ações que a tropa realizou. A transposição de rios e arroios foi um dado importante no planejamento. Brasileiros e paraguaios tiveram nos rios a chave das operações.

PALAVRAS-CHAVE: Rios, Rio Grande do Sul, Guerra da Tríplice Aliança

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
The Paraguayan invasion in the Brazilian province of Rio Grande do Sul was planned in detail . Paraguayan President Francisco Solano Lopez personally coordinated the actions that the troop held . The transposition of rivers and streams has been an important input in the planning. Brazilian and Paraguayan rivers were the key operations.

KEYWORDS: Rivers, Rio Grande do Sul, Triple Alliance War