A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





A Batalha Naval do Riachuelo por Felipe Néri de Barcellos: música, ofício e glória na composição de um voluntário da pátria

Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos
Primeiro-Tenente do Quadro Técnico. Graduado em Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós-graduando em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Serve na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.


RESUMO
O presente artigo visa a apresentar uma composição musical intitulada O Ataque do Riachuelo composta pelo músico pernambucano Felipe Néri de Barcellos durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, provavelmente pouco depois da Batalha Naval do Riachuelo ocorrida em junho de 1865, enquanto uma fonte relevante para o estudo histórico das memórias acerca desse evento. O objetivo é compreender como tal composição, acerca de uma batalha tão importante como foi a de Riachuelo, dialoga com o contexto daquela guerra, tomando como ponto de partida as suas influências sociais e culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Batalha Naval do Riachuelo; Felipe Néri de Barcellos; O Ataque do Riachuelo

 

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
This article aims to present a musical composition entitled O Ataque do Riachuelo composed by a Felipe Néri de Barcellos musician from Pernambuco. The musica was composed during the Triple Alliance War against Paraguay, probably shortly after the Riachuelo Naval Battle, which took place in June 1865, as a relevant source for historical study of memories from this event. The goal is to understand how composition about a battle (as important as was the Riachuelo), dialogues with the context of that war, using their social and cultural influences as a starting point.

KEYWORDS: Riachuelo Naval Battle; Felipe Néri de Barcellos; O Ataque do Riachuelo