A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





A atuação do Corpo de Saúde do Exército na Guerra da Tríplice Aliança

Aureliano Pinto de Moura
General de Divisão, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e presidente da Comissão Brasileira de História Militar (CBHM)

Clique no ícone do Acrobat® para baixar a versão em *.pdf deste documento.

RESUMO
Entre os anos de 1864 e 1870 o Brasil participou do maior conflito bélico da história da América do Sul: a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. O grande número de feridos decorrentes de tal guerra demandou do Exército e da Marinha do Brasil um esforço no sentido de postar no Teatro de Operações um efetivo de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Este artigo apresenta a atuação do Corpo de Saúde do Exército durante a Guerra da Tríplice Aliança.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo de Saúde do Exército; Guerra da Tríplice Aliança; Teatro de Operações

ABSTRACT
Between 1864 and 1870, Brazil participated in the largest armed conflict in the history of South America: The Triple Alliance war against Paraguay. The large number of casualties in this war demanded from the Brazilian Army and Brazilian Navy an effort to post in the theater of operations an effective of doctors, nurses and pharmacists. This article presents the actions of the Army Health Corps during the Triple Alliance War.

KEYWORDS: Army Health Corps; Triple Alliance War; Theatre of operations