A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.






A imprensa militar no século XIX: o periódico O Militar Brioso


Fernanda de Santos Nascimento
Mestre em História. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar o periódico militar O Militar Brioso, publicado na cidade do Rio de Janeiro entre os meses de janeiro e julho de 1855. O periódico pode ser caracterizado dentro do contexto tradicional da imprensa periódica do século XIX, ou seja, a partir de um caráter combativo e publicista. Procura demonstrar os problemas e as necessidades da classe militar, com um discurso incisivo e de caráter oposicionista. Embora de caráter anônimo, a pesquisa conseguiu identificar o redator deste periódico. A informação é importante para estabelecer o lugar de fala de seu redator e também a influência de uma formação especializada no discurso crítico destes militares. O súbito desaparecimento da publicação indica o desconforto causado pelo discurso do periódico aos polos de poder político e militar do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Segundo Império, Escola Militar, Forças Armadas

ABSTRACT
This article aims to present the military journal “O Militar Brioso” published in the city of Rio de Janeiro between January and July 1855. The journal can be characterized within the traditional context of the periodical press of the nineteenth century, it means from a combative nature and publicist. Attempts to demonstrate the problems and needs of the military class, with a speech and incisive character opposition. Although the anonymity, the survey was able to identify the editor of this journal. Information is important to establish the place of his speech writer and also the influence of special training in the critical discourse of military people. The sudden disappearance of the publication indicates the discomfort caused by the speech of the journal to the poles of political and military power of Rio de Janeiro.

KEYWORDS: Brazilian Second Empire, Brazilian Armed Forces and Brazilian Military School

INTRODUÇÃO

O Correio Mercantil do Rio de Janeiro noticiou, em 8 de março de 1855, o lançamento da 2a edição do periódico O Militar Brioso. A gazeta informou que as edições poderiam ser adquiridas na Tipografia da Rua de São José, no 8. Informou ainda o título de todas as matérias publicadas na respectiva edição para conhecimento de seus leitores. A temática do periódico é militar. E seu título, bastante sugestivo, suscita uma justificativa, conforme indica o índice das matérias publicadas no Correio Mercantil. Este artigo tem, portanto, o objetivo de analisar o periódico militar O Militar Brioso, lançado no Rio de Janeiro em 1855 e veiculado entre fevereiro e julho do mesmo ano, contando com 16 edições no total.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)