A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.






Documento:

- "Primeira Edição da Revista Marítima Brasileira de 1o de março de 1851"

Localização: Biblioteca da Marinha

Primeira Edição da Revista Marítima Brasileira de 1o de março de 1851

Nereu Lima da Silva

Graduando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estagiário do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

O presente documento trata da primeira publicação de um periódico marítimo no Brasil, cuja consecução se deu a partir do desejo do então Ministro da Marinha, Marquês de Murytiba – Dr. Manuel Vieira Tosta, e de alguns oficiais da Armada. Em 1851, a Marinha completava 28 anos de existência, sem um jornal para documentar seus feitos. Em relação ao conteúdo da revista, foi prometido o não envolvimento em assuntos políticos; o desejo era que a Revista Marítima Brasileira, através de seus artigos, contemplasse a atenção do oficial da Armada.

O programa da Revista Marítima Brasileira determinou que ela fosse publicada quinzenalmente com oito páginas ou mais. Propunha-se a publicar artigos sobre a Marinha de autores militares e civis, bem como emitir atos do Ministério da Marinha e notícias de interesse científico.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF))