A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Domínio da navegação, domínio do Império: considerações sobre o conhecimento náutico no Portugal do Antigo Regime


Marcello Loureiro

Graduado pela Escola Naval, com habilitação em Administração. É doutorando em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Curso de Especialização em História do Brasil da Universidade Federal Fluminense e é bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resenha de PEREIRA, José Manuel Malhão. Norte dos Pilotos Guia dos Curiosos. Um Livro de Marinharia do Século XVIII. Estudo Crítico. Lisboa: Mar de Letras, 2008, 220 páginas.

Escrito em 2001, mas publicado em 2008, em Portugal, o estudo crítico Norte dos Pilotos Guia dos Curiosos é, originalmente, a dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão (Universidade Nova de Lisboa) do oficial da Marinha portuguesa José Manuel Malhão Pereira, realizada sob a orientação de Luís Filipe Thomaz, historiador português bastante conhecido no Brasil. O estudo trata de um manuscrito inédito, muito provavelmente da primeira metade do século XVIII, mais precisamente de 1730-1735, que está localizado na Biblioteca da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)