A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito
promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.

 





Mais uma vez temos a satisfação de trazer ao público leitor um novo número da revista Navigator: Subsídios para a história marítima do Brasil. Mesmo em um ano tão conturbado como foi 2020, nosso periódico esforçou-se por continuar propiciando aos pesquisadores e leitores um espaço para o debate científico e acadêmico na área de história.

O número 32 da Navigator traz o Dossiê temático “A Batalha do Atlântico na Costa no Brasil”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Antônio Pinto Cruz e pela Profª Dra. Lina Maria Brandão de Aras, contando com dez artigos de historiadores e arqueólogos do Brasil e de Portugal.
Nesse ano em que se celebra os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a Navigator apresenta uma série de relevantes abordagens a respeito do maior conflito mundial da história, o qual não restringiu-se aos campos de batalha na Europa, África e Ásia, mas que atingiu de maneira pungente o cotidiano dos habitantes de nosso país.

Em nossa Seção Artigos, o pesquisador britânico Roger Dence faz uma instigante análise da aquisição da Torpedeira Goyaz pela Marinha do Brasil no ano de 1907, em um contexto que envolvia a Guerra Russo-Japonesa, encerrada dois anos antes. Além disso, há a retratação de artigo de Victor Tempone publicado no ano de 2013.

Desejamos a todos uma boa leitura.

O EDITOR