A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.




A Revista Navigator (Qualis B3) recebe até 15 de outubro de 2017 artigos para composição do dossiê intitulado: “História marítima, naval e militar do Brasil nos oitocentos: política, sociedade e historiografia” organizado pelo Prof. Dr. André Fertig (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM).


A construção do Estado nacional brasileiro é processo fundamental para compreendermos a história do Brasil nos oitocentos. Partindo deste pressuposto, propomos que este dossiê – ao tematizar a história marítima, naval e militar do período - considerem fenômenos históricos importantes desse processo tais como a descolonização, a separação política de Portugal, a manutenção da escravidão e outras heranças coloniais, a sociedade de Corte e suas hierarquias sociais, entre outras possibilidades. Com tal objetivo, convidamos historiadores e pesquisadores para contribuir com artigos que, a partir da preocupação política e social que caracteriza boa parte da produção recente da história marítima, naval e militar ou que dialoga com ela, contemplem aspectos importantes do processo de construção do Estado e da Nação no Brasil do século XIX como, por exemplo, as forças militares na passagem do Império português para o Império do Brasil, as instituições militares no projeto imperial bragantino, a Guarda Nacional, os militares na crise da monarquia e na Proclamação da República. Também podem ser abordados temas como a participação militar na política externa em eventos bélicos ou na manutenção da ordem social interna. Além da história institucional militar, salientamos que enfocar a história social e cultural das milícias, guardas nacionais e militares também é imprescindível, assim como análises sobre a escrita da história militar, e outras temáticas e abordagens acerca da história marítima, naval e militar do Brasil nos oitocentos.
Observamos que a aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares. Além disso, a Navigator recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo.


A seguir seguem as normas para adequação formal do artigo a revista:

1. Os artigos devem ser apresentados no padrão Word for Windows. Terão a extensão de 20 páginas no máximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5 e com margens de 2,5cm. As notas devem ser colocadas no final do texto, bem como as referências bibliográficas;

2. Se houver imagens, estas deverão ser, preferencialmente, digitalizadas em 300 DPI no formato TIFF ou JPG. No caso de imagens provenientes de câmera digital, a resolução deve ser a mais alta do equipamento;

3. O título do artigo deverá vir em português e em outro idioma;

4. Os artigos deverão estar acompanhados de resumo em português e em outro idioma de no máximo 10 linhas e 3 palavras-chaves;

5. Os ensaios seguirão as mesmas normas especificadas para os artigos;

6. As resenhas poderão ter até 7 páginas;

7. As notas deverão obedecer à NBR 6023;
SOBRENOME, Nomes. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp.
SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y.
SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, fascículo, p. X-Y, ano.

8. Os trabalhos devem ser remetidos com uma folha à parte com nome completo do autor, seguido das referências com as quais deseja ser apresentado (no máximo três linhas), endereço completo, e-mail e telefone para contato.

9. Uma vez publicados os trabalhos, à NAVIGATOR se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte.

10. Toda correspondência referente à NAVIGATOR deve ser encaminhada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – Departamento de Publicações e Divulgação. Praça Barão de Ladário, s/nº, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, RJ, CEP 200091-000, aos cuidados do Editor da Revista NAVIGATOR.


Contatos: navigator@marinha.mil.br